José Mata e Marco Mendonça reconstituem um debate que teve lugar em 1965, em torno do papel da população negra na história dos Estados Unidos da América. De um lado, Baldwin: escritor, negro e homossexual. Do outro, um branco: Buckley, o principal ideólogo daquelas que viriam a ser as mais decisivas figuras do conservadorismo dos Estados Unidos da América da segunda metade do século XX. Ideologias opostas, performances muito diferentes, e uma sala suspensa na expectativa tensa de um duelo.
Este espetáculo é uma reconstituição (“reenactment”, em inglês) – um formato que desloca a autoria, quer para o plano dramatúrgico (estético/político) que conduz a que se faça a reconstituição de um determinado evento, quer para as opções contextuais (o seu lugar, tempo histórico, circunstância institucional, etc.) que condicionam a sua interação com o público.
direção Jorge Andrade, com assistência de Maria Jorge ‧ com José Mata e Marco Mendonça ‧ figurinos José Capela ‧ luz João Fonte ‧ fotografia de cena José Caldeira ‧ direção de produção Pedro Jordão ‧ produção executiva Andreia Bento ‧ assistência de produção e comunicação Sofia Freitas ‧
18 e 19 de novembro ‧ mala voadora
13 de dezembro ‧ Teatro Municipal da Guarda